Image Map

sábado, 13 de outubro de 2012

#Filme | 10 filmes para relembrar a infância

Ontem foi dia das crianças e eu, de novo, acabei vindo um pouquinho (muito) tarde, de qualquer forma, vamos lá relembrar dos tempos felizes de quando se é criança.

Infelizmente, já deixei de ganhar presente há alguns anos. Mas não é por isso que eu não goste de relembrar minha infância, pelo contrário. De vez em quando eu me pego pensando nos meus tempos de criança e querendo, de todas as formas, voltar a aquela época boa da vida, na qual eu não tinha muitas responsabilidades e preocupações. Engraçado que quando crianças queremos crescer a qualquer custo, mas quando crescemos para valer, queremos voltar no tempo. Ô, vida mais estranha!

Abaixo listei alguns filmes que assisti durante a infância e que me trazem uma certa nostalgia. Talvez vocês compartilhem do mesmo gosto ou tenham outros filmes em mente (afinal, muitos nasceram em épocas diferentes da minha).

Nome: Os Batutinhas
Nome Original: The Little Rascals
Diretor: Penelope Spheeris
Ano: 1994
País: Estados Unidos
Sinopse: Quando os meninos descobrem que um de seus mais respeitados membros de seu grupo anti-garotas, Alfafa, está se encontrando com Darla, ele é sentenciado a esquecê-la. Porém, quando um novo garoto surge na vizinhança e ameaça conquistá-la, ele fará de tudo para revê-la.
Trailer: AQUI






Este é, sem dúvida, um dos mais memoráveis para mim, pois, se não me engano, foi o primeiro filme que assisti no vídeo-cassete que meu pai havia acabado de comprar. Pois é, vídeo-cassete! Parece que foi ontem que ter um era uma grande novidade. Agora já existem tantos aparelhos eletrônicos para deixar o velho vídeo-cassete no chinelo.

Uma vez ou outra "Os Batutinhas" é transmitido na televisão e, sempre que isso acontece, eu tento assisti-lo, porque, convenhamos, quem nunca se encantou pelas trapalhadas do grupo de meninos que "odeia" meninas? Ou então achou super fofa a cara emburrada do Batatinha? E quem não quis dar um abraço no coitado do Alfafa toda vez que ele tentava conquistar a Darla de volta e algo dava errado? Não tem como não adorar, gente!

Até hoje não esqueço da fala do Buckweat (que por muito tempo eu achei que fosse uma menina o.O): "Eu tenho dois pickles, eu tenho dois pickles, hey, hey!". Uma graça!  

Nome: Matilda
Nome Original: Matilda
Diretor: Danny DeVito
Ano: 1996
País: Estados Unidos
Sinopse: Matilda é a garotinha esperta e inteligente, que gosta de ler e vai bem nos estudos. Mas os pais não percebem isso e a colocam numa escola infernal. Lá ela descobre que tem poderes mágicos e assim vai poder acertar as contas com todos, inclusive a cruel diretora da escola.
Trailer: AQUI






Outro filme que assisti quando ainda era um lançamento em VHS. Logo de cara adorei o filme, porque eu admirava toda a independência da Matilda, saindo e ficando em casa sozinha, cozinhando e fazendo coisas que eu nunca me imaginaria criança fazendo. Fora a super inteligência dela e os poderes mágicos. Eu queria ser a Matilda, por favor!

E quem não sentia raiva daquela família trapaceira e malvada dela?

De vez em quando "Matilda" é reprisado. Houve um mês que este filme reprisou mais de uma vez, tanto na Globo quanto em canais de tv à cabo.

Nome: Lua de Cristal
Diretor: Tizuka Yamazaki
Ano: 1990
País: Brasil
Sinopse: Chegando à cidade grande, Maria da Graça passa por muitos problemas, pois vai morar com sua Tia Zuleika, uma autêntica bruxa. Ela é ingênua e seus primos Cidinha e Mauricinho se aproveitam disso. Seu grande sonho é ser cantora e quando ela conhece Duda e Bob, sua verdadeira história de Cinderela começa a acontecer.
Trailer: AQUI







Eu ainda nem era nascida quando esse filme foi lançado, mas sem sombra de dúvidas o assisti várias vezes, seja alugando o VHS na locadora ou assistindo as inúmeras vezes que a Sessão da Tarde passava.

Nessa época o Sérgio Mallandro ainda podia ser chamando de galã e não era um chato de marca maior, a Xuxa ainda sabia atuar sem parecer que havia decorado as falas, e os filmes pareciam ser mais mágicos. Eu achava muita graça sempre que a Cidinha (interpretada pela Julia Lemmertz) aparecia e falava com tom de deboche: "Maria da Graaaaça". Fora que eu ADORAVA a cena em que a Tia Zuleika ficava presa no vaso sanitário e ficava gritando para alguém tirá-la de lá.

Nome: Menino Maluquinho - O Filme
Diretor:  Helvécion Ratton
Ano: 1994
País: Brasil
Sinopse: Maluquinho é um menino comum quanto qualquer garoto de sua idade. Brincalhão, esperto e levado, ele teve a sorte de nascer numa família que lhe dá carinho e permite realizar todas as suas fantasias e diversões da infância. No final dos anos 60 Maluquinho vive suas aventuras com suas turmas: o gordinho Bocão,  Junin, Lúcio, Herman, Julieta, Carol e Nina. Em meio às corridas de carrinho de rolimã, as gostosas travessuras e os longos papos com Irene - a empregada e amiga de fé - ele vai curtindo sua vidinha, feliz.
Trailer: AQUI



Eu adorava tanto esse filme, que cheguei até a colocar uma panela em cima da cabeça e a me chamar de "Menina Maluquinha". Coisa boba de criança, eu sei. Mas este é um filme que mostra diretamente todo aquele lado feliz de ser uma criança, no qual a criança faz peraltices, faz perguntas sem pé e nem cabeça para tentar entender as coisas ao seu redor, começa a se relacionar socialmente com seus amiguinhos e fala muita bobagem. Além disso, ainda mostra como uma criança pode lidar com a separação dos pais.

Eu ria muito das porqueiras que o Maluquinho fazia com os seus amigos, e ria ainda mais da irmã do Bocão, que queria fazer coisas de menino, mas era toda pequenina e saia correndo gritando "Espera eu!", hahaha.

Faz muito tempo que a Globo não reprisa este filme, me bateu até uma saudade!

Nome: Dia das Bruxinhas - Feitiço das gêmeas (ou As Bruxinhas)
Nome Original: Double, Double, Toil and Trouble
Diretor: Stuart Margolin
Ano: 1993
País: Estados Unidos
Sinopse: As gêmeas Olsen em mais um de seus trabalhos antigos. Aqui, elas interpretam irmãs que roubam um poderoso amuleto e transformam-se em bruxas boazinhas, tendo porém que enfrentar a feiticeira malvada.
Trailer: AQUI (não é o trailer oficial, mas serve :D)






Houve uma época da minha infância em que eu era fascinada pelos filmes das gêmeas Olsen. Sempre que algum filme delas passava na televisão, eu pedia para que minha mãe os gravasse na fita cassete. E com "Dia das Bruxinhas - Feitiço das gêmeas" não poderia ser diferente. Mais uma vez lá iam as duas gêmeas pequeninas andando sozinhas pelas ruas e ninguém fazendo nada para saber o motivo de elas andarem sem um adulto por perto, elas pareciam invisíveis e eu ficava agoniada com isso, me perguntando como era possível, hahaha.

Amava quando elas, cheias de coragem e muito nariz em pé, conseguiam vencer a Bruxa Má e a trancavam dentro do espelho. Momento de ápice do filme!

Infelizmente nunca mais o vi sendo reprisado, nem pelo SBT e nem pela Globo, emissoras que detinham os direitos de transmissão. Uma pena!

Nome: Power Rangers - O Filme
Nome Original: Mighty Morphin Power Rangers: The Movie
Diretor: Bryan Spencer
Ano: 1995
País: Estados Unidos
Sinopse: Desta vez, talvez os Power Rangers tenham encontrado alguém páreo para eles: o mais sinistro monstro da galáxia - Ivan Ooze. Atacando os bons cidadãos de Angel Grove após seis mil anos de confinamento, Ivan Ooze retira os poderes dos Power Rangers e de seu líder, Zordon. Agora, os Power Rangers precisam viajar para um planeta distante para aprender os segredos dos antigos Ninjetti. Só então eles eles poderão dispor de força capaz de restaurar suas habilidades de metamorfose e derrotar o maléfico Ivan Ooze.
Trailer: AQUI


Este foi o primeiro filme que assisti no cinema quando criança, acreditam? Eu era super fã de Power Rangers, queria ser a Ranger Rosa, tinha bonequinhos e outros brinquedos. Foi super emocionante assistir logo este filme na primeira vez que assisti algo num telão.

Há uns dois meses tive a oportunidade de assisti-lo novamente, legendado desta vez, e parece que o encanto se perdeu, porque passei uma vida ouvindo a dublagem.

Nome: A Princesinha
Nome Original: A Little Princess
Diretor: Alfonso Cuáron
Ano: 1995
País: Estados Unidos
Sinopse: Garota que foi criada na distante e exótica selva indiana é enviada para o mundo sem fantasia de uma escola novaiorquina, quando seu pai vai para a guerra. Ela usa sua grande imaginação para mudar o local e as pessoas à sua volta. Baseado em romance de Frances Hodgson Burnett.
Trailer: AQUI





Filme muito lindo e emocionante, me tocou de tal forma que é até mesmo difícil falar sem ficar um pouquinho emocionada. É um filme para criança, mas também consegue trazer umas mensagens bonitas que, talvez, só um adulto conseguiria entender. Mas, da mesma forma, uma criança consegue sentir, mesmo que só assistindo, toda a emoção que o filme carrega.

A história de Sara, a menina "orfã" que vai parar numa escola e sofrer nas mãos da diretora rabugenta, é muito linda. Apesar de todo o sofrimento de viver na espera pelo pai, ela não se deixa abater. Com a ajuda de sua imaginação, ela conquista a simpatia das outras garotas internas e enfrenta todos os seus medos. A amizade dela com Becky - a criada da escola - também é linda, pois ela ajuda a garota a ter esperanças de um futuro melhor.

Nome: Zoando na TV
Diretor: José Alvarenga Jr.
Ano: 1998
País: Brasil
Sinopse: Angel e Ulisses são misteriosamente puxados para dentro da TV. Para voltar com segurança para o sofá de sua casa, os dois se veem forçados a desvendar os mistérios do controle remoto e vencer os vilões que tentam controlar a programação da telinha.
Trailer: AQUI







Eu era fã da Angélica, então não seria nenhuma surpresa se "Zoando na TV" não tivesse entrado na lista. Gostava tanto desse filme, assistia tanto, que até hoje me lembro de umas músicas cantadas durante o filme. Este foi outro filme que eu alugava e ficava assistindo a um fim de semana inteiro.

Também faz bastante tempo que a Globo vem mantendo este filme sem reprise.

Nome: Anastasia
Nome Original: Anastasia
Diretor: Don Bluth e Gary Oldman
Ano: 1997
País: Estados Unidos
Sinopse: Aparentemente o Czar e toda a sua família morreram durante a Revolução Russa, mas após alguns anos surge o boato de que a princesa Anastasia teria sobrevivido. Sua avó, a grã-duquesa imperial que vive em Paris, ofereceu uma grande recompensa para quem encontrasse sua neta. Em Moscou, Dimitri e Vladimir tentam encontrar uma jovem que se pareça com a princesa para se fazer passar por ela. Quando estão quase desistindo, conhecem Anya, uma jovem orfã que não lembra de seu passado, e que tem tudo para se fingir de Anastasia. Com o tempo Dimitri começa a achar que Anya é a princesa desaparecida e teme por isso, pois está apaixonado por ela e sabe que nunca permitirão que um plebeu se case com alguém da realeza.
Trailer: AQUI

Não é bem um filme, mas sim uma animação - que todos pensam ser da Disney, mas é, na verdade, da Fox. Resolvi colocá-lo nesta lista porque foi a animação que eu mais assisti na infância, cheguei até a assistir no cinema. Quando o filme chegou em VHS, eu simplesmente passei uma boa parte de umas férias só assistindo a ele para decorar as músicas, era muito viciante. Eu e minha prima estávamos viciadas, sempre que estávamos juntas, nesse período, tínhamos que sentar pelo menos uma vez no dia para assistir ao filme.

E, para finalizar...

Sim, eu sei que no título do post está dizendo que seriam "10 filmes para relembrar a infância", mas foi tão difícil escolher o décimo filme, que decidi colocar um grupo de comediantes como um filme todo, num único pacote, até porque é ainda mais difícil escolher meu filme preferido deles.

"Os Trapalhões" marcaram demais a minha infância, tanto com o programa de TV de mesmo nome, quanto com os filmes. Nas férias de Julho era de praxe que filmes deles passassem na Sessão da Tarde, e era de costume que eu sentasse no chão da sala toda tarde de muito calor e comesse pipoca e tomasse refrigerante enquanto acompanhava os filmes.

Eu os adorava e achava demais a grande parceria entre Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, cada um deles fazendo uma loucura para arrancar risadas. E essas loucuras davam muito certo, ao contrário de hoje, por exemplo, que é muito difícil se ver uma piada original fazer sucesso e marcar uma geração como "Os Trapalhões" fizeram. 

É uma pena ver que Didi e Dedé, os únicos que sobraram do grupo, já não têm mais aquela mesma dinâmica de antes. As piadas estão fracas e ultrapassadas. E não falo isso porque cresci, pois se eu assistisse hoje a um filme d'os Trapalhões, sem dúvida alguma que eu iria dar umas boas risadas.



Não bateu uma grande nostalgia agora? Me deu até vontade de assistir a todos esses filmes.

E aí, gostaram da minha lista? Se vocês pudessem me dizer, quais seriam os filmes que marcaram a sua infância? Me diga comentando este post, ficarei feliz em saber!

Beijos :)

16 comentários:

  1. noooooossa, eu AMO Matilda até hj! hahaha
    lembro q qnd eu assistia eu sempre ficava tentando fazer as coisas mexerem com os dedos ou o olhar kkkk
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu gosto dos Power Rangers uaheuaheuhaeuha toda vida!!!
    Os outros eu não lembro muito bem... só da Matilda mesmo que é legal.
    Beijos
    Muito legal o post!

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Zoando na TV *---* hahahhahaa eu adorava!
    Amei a lista. Outros que marcaram minha infancia foram Operação Cupido e o filme das Spice girls haha
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus, eu AMAVA todos esse filmes suahsuahus

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Com esses filmes fica fácil e gostoso relembrar a infãncia.
    Um Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nahim...os filmes parecem ser ótimos. Alguns eu vi e outros,não. O importante é a criançada gostar, né? Parabéns pelas dicas. Bom começo de semana.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Anastasia,Matilda..adorooo. Lua de Cristal e os trapalhões, completa nostalgia. Menino maluquinho eu vi apenas 1 vez. A princesinha bem fofinho..

    Uma ótima semana ^^

    ResponderExcluir
  8. PQP!!!! LUA DE CRISTAL
    Eu amooo esse filme *-*
    ótimas escolhas ^^
    Beijos
    Brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  9. AAAAH vááários filmes de infancia e alguns que ainda não assisti rsrs
    sou dessas!
    Meu deu muuuuita saudade ao ver seu post meninaaaa *-*
    É beeeeeeem intrigante como você disse (Wake) óó.... É uma trilogia e ela ja foi finalizada ha algum tempinho rsrs
    eu to com muita série lendo, to ficando doooida, menina KKK
    enfim!
    Um beeeeijo
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. A maioria eu já assisti, mas o que eu sempre assitia quando passava era 'A princesinha'

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Power Rangers ♥ Preciso arranjar o Blu-Ray porque faz parte de um dos melhores momentos da minha vida toda! Ai, que saudade!

    @enriquecoimbra da Terra do Nunca.
    www.discipulosdepeterpan.com.br

    ResponderExcluir
  12. Desses só conheço 'Matilda' (super engraçado e clássico da Sessão da Tarde, rsrs), e 'Power Rangers', claro. Adorava! Haha
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  13. Filmes da minha epoca
    Como estou ficando velha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que post lindo! E eu nasci na década de 80, então, já era bem grandinha quando assisti a esses filmes - os filmes mais antigos dos trapalhões já eram velhos quando eu podia assisti-lo em 88/89. =)

    Oh, A Princesinha é meu filme favorito, tinha me esquecido disso, mas ele bate em todos os outros pra mim, sempre me faz chorar.

    Amei o novo layout!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  15. Nunca gostei de os trapalhões, mesmo assim comprei todos os filmes quando era pequeno *_* Matilda é o meu favorito, muito bom :D

    www.nadandoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Tive que vir nesse aqui e comentar!! Cara que isso?? Tive um treco quando vi Zoando na tv me lembro de ver esse filme sentada no hospital!!! Nossa muito bom seu post!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir